Posso dar suplemento alimentar para o meu Pet?

Pensando na sua saúde e bem-estar dos nossos animais, buscamos meios de tornar a vida deles mais saudável, investindo em alimentos naturais, terapias integrativas e, dentre muitas técnicas, muitos buscam o famoso suplemento alimentar.

Inserido, cada vez mais na rotina dos nossos pets, os suplementos, quando devidamente prescrito, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde deles.

Idosos, animais em recuperação, atletas, aqueles com necessidades nutricionais especiais por condições diversas, todos estes, dentro de suas particularidades, podem ser beneficiados com a introdução do uso de suplementos alimentares.

Mas, será que eles são totalmente inofensivos? Posso oferecer ao meu Pet, sem qualquer restrição? Tem contraindicação?

É isso que vamos abordar no artigo de hoje.

Confira!

1. Quando devo dar suplemento para o meu Pet?

Os suplementos, em regra, são indicados quando há alguma deficiência a ser suprida, seja de nutrientes, minerais e/ou vitaminas.

Os suplementos, embora não sejam considerados medicamentos, somente devem ser administrados após a análise e indicação de um médico veterinário.

Veja é muito importante que uma avaliação clínica seja realizada, pois, a suplementação incorreta ou desnecessária, pode trazer problemas para a saúde do seu bichinho.

2. Todo animalzinho pode tomar suplementos?

Depende! Essa resposta só poderá ser dada pelo médico veterinário. Após exames e uma avaliação minuciosa, o profissional dirá se é indicado ou não, para cada caso. E, havendo a indicação, qual o melhor suplemento a ser administrado.

3. Há contraindicação no uso de suplementos para Pets?

Veja, Pets com câncer, em tratamento quimioterápico, por exemplo, podem ter o uso de suplementos limitado. Isso porque, algumas substâncias podem impedir ou silenciar a apoptose da célula cancerígena. E, ainda, podem acelerar o crescimento das células, e não é isso que queremos.

Uma substância que pode parecer inofensiva para uns, pode trazer consequências desagradáveis para outros, por isso, nunca administre suplementos, sem a orientação de um médico veterinário.

4. Como funciona o suplemento para os animais?

Bem, voltaremos àquela frase que parece clichê, porém, muito necessária. Reforçamos que, os suplementos, devem ser prescritos por médicos veterinários.

Sua composição é feita da combinação de muitas substâncias, por isso, o profissional escolhido, irá orientá-lo como, quando e o porquê você deverá compor a alimentação do seu pet, com algum tipo de suplemento.

Os suplementos, quando prescritos de forma adequada, auxiliam na imunidade, no sistema nervoso, no metabolismo, além de auxiliar nos casos de doenças crônicas, dentre outros benefícios.

5. Como escolher qual o melhor suplemento?

Isso dependerá da necessidade do seu bichinho. Como há suplementos com combinações diferentes de componentes, fazer essa escolha dependerá das particularidades de cada caso.

Os suplementos, podem ser compostos, por exemplo, de:

– prebióticos/probióticos

– Ômega 3 e 6

– colágeno, ácidos graxos

– Vitaminas B1, B2, B6, B12

– Vitaminas e minerais

– dentre outros

Nesta listinha de alguns componentes, pode haver combinações entre eles para diferentes níveis de necessidades, por isso, insistimos em dizer que, apenas seu médico veterinário, estará apto para prescrever a melhor combinação.

Não hesite, busque sempre a orientação de profissionais capacitados, não se brinca com a saúde de nossos fiéis companheiros!