Insuficiência cardíaca congestiva em cães

ICC em cães, o que é como tratar?

A medida em que os cuidados com os animais vão evoluindo, maior é a longevidade deles. Tomamos que os cães estão vivendo mais e com qualidade de vida, que é o mais importante.

Os tutores e/ou pais de pets, têm investindo muito na saúde e no bem-estar deles. Com os avanços da medicina veterinária e a prática da medicina integrativa, a vida deles melhorou significativamente e, com isso, podemos compartilhar a vida, por um período maior de tempo, ao lado.

Costumamos dizer que, o único defeito dos cães é que eles vivem pouco, mas, o suficiente para preencher nossas vidas com muita luz e alegria.

Por isso, cada vez mais estamos investindo na saúde deles, assim, eles poderão passar mais tempo ao nosso lado,

E foi por esse motivo que, a equipe do Bicho Amigo, resolveu falar do coração dos nossos melhores amigos, os cães.

Você sabia que, assim, como os humanos, os cães também podem ser acometidos por problemas cardíacos?

Pois é, nossos cães também podem sofrer de Insuficiência Cardíaca congestiva e, esse será o tema do nosso artigo de hoje. Confira!

1. O que é a Insuficiência Cardíaca Congestiva em cães (ICC)?

De forma bem didática, podemos dizer que, a Insuficiência Cardíaca Congestiva em cães é uma condição anormal do coração, ou seja, aquela capacidade que ele tinha de bombear o sangue para o organismo, já não é a mesma. Assim, podemos dizer que há uma entrega inadequada de oxigênio para os tecidos.

Quando não diagnosticada corretamente, essa condição clínica, como é denominada a Insuficiência Cardíaca Congestiva, pode levar a uma piora significativa, reduzindo a qualidade e o tempo de vida dos cães.

2. Quais os sintomas da ICC – Insuficiência Cardíaca Congestiva em cães?

Normalmente, podemos dizer que os cães cardiopatas, de um modo geral, apresentaram os seguintes sinais clínicos, vejamos:

  •  Tosse
  • angústia respiratória
  • fraqueza
  •  intolerância aos exercícios, passeios, caminhadas;
  • desmaios

É importante mencionar que, em casos graves, o animal demonstrará muito desconforto, podem apresentar respiração ortopneica, dificuldade para ficar deitado, dentre outros comportamentos.

Ao menor sinal de que seu cachorro, apresenta um ou mais sintomas, leve-o com urgência para ser avaliado por um médico veterinário.

3. Como saber se meu cachorro tem insuficiência cardíaca congestiva?

Como falamos no tópico anterior, caso perceba algum sinal clínico, como os mencionados acima, busque ajude imediata de um médico veterinário.

Além de uma avaliação clínica minuciosa, ele solicitará alguns exames para uma compreensão mais ampla do quadro apresentado, dentre eles:

  • RX de Tórax
  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma

Por isso, independente dos sinais clínicos, faça consultas regulares ao seu médico veterinário, algumas doenças são silenciosas e, quando se manifestam, muitas vezes, estão em estágio avançado, dificultando o sucesso do tratamento.

4. A insuficiência cardíaca congestiva só afeta cães de meia idade e idosos?

Veja bem, normalmente, atinge cães de meia idade e idosos, porém, cães mais jovens também poderão ser acometidos por essa condição clínica.

Isso porque, alguns animais podem ter problemas congênitos, ou seja, quando o cachorrinho já nasce com problemas no coração.

Por isso, afirmamos que a prevenção ainda é o melhor caminho.

5. Tem tratamento para Insuficiência Cardíaca Congestiva?

Sim e tudo vai depender dos achados clínicos. Seu médico veterinário irá avaliar seu cachorro, os exames, coletar dados e instituir o protocolo de tratamento.

Em regra, os protocolos de tratamentos são feitos com medicamentos que, basicamente melhora, a condição clínica, qualidade e o tempo de vida do seu animalzinho.

Há também tratamentos baseados em dietas específicas, mas, lembrando sempre que, isso será instituído por um médico veterinário.

6. Existe Cardiologista para cachorro?

Sim, há médicos veterinários cardiologistas e, são eles os indicados para avaliar o coração do seu melhor amigo.

Vamos pensar no caso dos humanos, se temos um problema no pé, por exemplo, vamos ao ortopedista, no olho, ao oftalmologista, no coração, ao cardiologista.

Nesse sentido, escolha um médico veterinário cardiologista, é ele o especialista no coração dos nossos amigos.

7. Existem outras doenças que acometem o coração dos cães?

Sim, os cães podem ter outras doenças do coração, como por exemplo, insuficiência valvar e a cardiomiopatia dilatada, mas, isso será tempo de outro artigo.

De qualquer modo, fiquem de olhos bem abertos e façam check up nos seus cachorros, acredite, isso pode salvar vidas.

Então, podemos dizer que o diagnóstico da Insuficiência cardíaca congestiva em cães, a ICC em cães, será feito com base nos achados clínicos, exames complementares, como RX de Tórax, eco e eletrocardiograma e no histórico do paciente.

É importante que, já na consulta veterinário, você conte com detalhes sobre o comportamento e sinais clínicos do seu cachorro.

Em casa, somos os olhos dos veterinários, nós é quem levamos as informações para eles. Embora eles sejam os estudiosos da medicina veterinária, somos nós quem convivemos com nossos animais, no dia a dia.

E, gostamos sempre de deixar a seguinte mensagem, nossos conteúdos são meramente informativos, NÃO SUBSTITUE A AVALIAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO!