Quantas horas os gatos dormem por dia?

Quem não gosta de uma longa soneca não é mesmo! Dormir, recarrega as energias, traz relaxamento e, inclusive, contribui para a melhora do nosso sistema imune.

Por isso, é importante que possamos manter a regularidade do nosso sono.

Mas, será que os animais, especialmente, com os gatos, isso também acontece? Quantas horas os gatos dormem por dia? É importante esse soninho para eles?

Foi pensando em tudo isso que a equipe do Bicho Amigo, preparou esse artigo especial para vocês.

Vamos descobrir juntos alguns aspectos importantes da rotina de sono desses bichinhos tão especiais e que tantas alegrias nos dão.

1. É importante que os gatos durmam bem?

Como falamos na abertura dessa matéria, dormir bem, traz muitos benefícios e, esse bem-estar não é uma exclusividade dos humanos, com os gatos, não é diferente, dormir faz bem sim!

Durante o sono, recuperamos nossas energias e, com os gatos é a mesma coisa, eles dormem profundamente e descansam, como deve ser. Também falamos que dormir melhora nosso sistema imune e, para os gatos, o sono regular também tem essa função reparadora, já que quando estão dormindo alguns hormônios são liberados e, portanto, isso traz inúmeros benefícios aos bichanos.

2. Por que os gatos precisam dormir de dia?

Vamos pensar juntos! Assim como nós humanos, eles também têm suas atividades, aliás, eles são bem ativos, correm, pulam de um lado para o outro, estimulam o instinto caçando, ou seja, é uma rotina bastante intensa, por isso, não raro os vemos dormindo durante o dia.

Esse cochilo é revigorante para eles, não é profundo como o sono noturno, mas, é importante que eles possam tirar um cochilo ao longo do dia.

Aliás, que não gosta de uma pausa nas atividades e tirar uma sonequinha pós almoço, por exemplo?

3. Afinal, quantas horas os gatos dormem por dia?

É importante contextualizar que os gatos não têm os mesmos hábitos que os humanos, dada a sua própria natureza, contudo, a partir do momento em que os retiramos da natureza e os inserimos em nossos lares, notamos mudanças comportamentais.

Isso porque, tudo muda para eles e, a rotina dos humanos, traz um ambiente diferente para eles. Perceba que, durante o dia, eles brincam muito, mas, também tiram muitos cochilos que, somados ao longo do dia, perfaz um total de 12 a 16 horas.

4. Todos os gatos dormem muito?

Depende! É importante considerarmos alguns pontos, como por exemplo, a idade. Ao longo da nossa jornada com eles, vamos notar diferentes comportamentos e, dentre eles, a rotina de sono se altera por diversos fatores.

Os gatos filhotes, costumam dormir muito mais. Inclusive, se pensarmos nos bebes humanos, eles também dormem muito. Assim como os idosos, perceba eu, como já não há a mesma disposição de um animal jovenzinho, eles tendem a dormir mais.

Por aqui, vemos muito desse comportamento também nos humanos, quando envelhecemos já não temos a mesma vitalidade, o corpo físico, têm seus limites e, portanto, vamos mudando e adaptando hábitos.

5. O tempo frio ou calor, influencia no sono dos gatos?

Sim, temperaturas mais baixas tendem a deixá-los menos ativos, aliás, vamos combinar que, no friozinho, é bom demais dormir.

Assim, isso também acontece com os bichanos que ficam menos dispostos e passam mais tempo descansando ente uma sonequinha e outra.

6. Meu gato passa muito tempo dormindo, devo me preocupar?

É preciso observar os sinais, dormir é saudável, faz bem, traz benefícios, mas, também precisamos estar atentos, pois, o excesso, de fato, pode significar que algo não está bem com o seu bichano.

Fique atento aos sinais, como por exemplo:

  • Sono em excesso
  • Apatia
  • Falta de apetite
  • Vômito
  • Traços de agressividade
  • Falta de interação

Esses são alguns exemplos do que você deve observar. Lembre-se, basta um deles para que você procure um Médico Veterinário para avaliar as condições clínicas do seu gatinho.

7. Como ajudar meu gato a dormir melhor?

Assim como os humanos, há diversos fatores que contribuem para a melhoria da qualidade do sono dos gatinhos. Isso porque, uma rotina adequada e saudável, vai garantir boas horas de sono para o seu bichinho e, além disso, é importante que saibamos que, sono bom e regular, como já mencionamos, traz inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Pensando nisso, vamos elencar aqui, algumas dicas que poderá contribuir para a melhoria do sono dos gatos:

  • Alimentação adequada
  • Alimentá-los na hora certa
  • Estimular brincadeiras
  • Preparar o cantinho deles
  • Ambiente confortável
  • Respeitar a soneca do bichano

Bem, agora que você já sabe um pouquinho sobre a rotina de sono dos gatos, é importante permitir que ele tenha esse tempo respeitado. Gatos gostam de dormir!

Assim como para os humanos, dormir é hora de recarregar as baterias, é o momento em que relaxamos, descansamos para aguardar o nascer de um novo dia.

Estejamos atentos à rotina deles e vamos colaborar para o prolongamento do bem-estar de nossos animais.