Qual a melhor ração para o meu cachorro?

Essa é uma pergunta muito comum entre os tutores de Pet. Sempre escutamos por aí sobre esse tema, sempre tem alguém nos perguntando “qual a melhor ração para o meu cachorro“?

Não é uma pergunta muito simples de ser respondida, até porque, atualmente, com o número crescente de fórmulas e marcas, há muito o que pensarmos sobre esse tema.

É sempre importante mencionar que, nossos conteúdos, são informativos, não substitui, em nenhuma hipótese o conhecimento médico veterinário. Assim, ele é a pessoa mais indicada para indicar qual o melhor tipo de alimentação para o seu Pet.

Fazer essa escolha, pode não ser uma tarefa muito fácil, especialmente, porque há muitas marcas e tipos de ração no mercado.

A alimentação do seu Pet é algo muito importante, por isso, é importante que essa decisão seja tomada com muita consciência e responsabilidade.

Assim como para nós humanos, a alimentação correta é fundamental para a garantia de nossa saúde, por isso, consulte sempre seu médico veterinário.

A equipe do Bicho Amigo foi atrás de informações sobre esse tema e criou este artigo especial para você, confira!

1. Como escolher ração para o meu cachorro?

Muitos pontos importantes devem ser considerados e, sem dúvida, é seu médico veterinário o primeiro a indicar o “caminho das pedras”. Isso porque, fatores como, idade e o tamanho do seu animal, ou seja, se ele é de porte pequeno, médio ou grande, deve ser considerado na hora de fazer a escolha certa.

Observe que, o mercado pet, com diversas marcas de ração, apresenta fórmulas diversas e, em suas embalagens, fatores como estes mencionados, importam na tomada de decisão.

Outro dado importantíssimo, é observar a composição, os famosos “ingredientes”, ou seja, para uma alimentação saudável é necessário que tenhamos equilíbrio nessa fórmula.

Esses dados, serão encontrados nas embalagens, ou seja, alí você encontrará todos os componentes presentes naquela ração.

Por isso, não é tão simples dizer “qual a melhor ração para o meu cachorro“, mas, certamente, você encontrará no mercado, uma fórmula que seja a mais indicada para ele.

2. O que deve conter em uma ração?

Dentre muitos ingredientes, é importante destacarmos alguns deles, pois, imprescindíveis para uma alimentação saudável e bem equilibrada.

  • Proteína animal
  • Carboidrato equilibrado
  • Gorduras saudáveis, como o ômega 3, por exemplo;
  • Vitaminais e Minerais;
  • Legumes e grãos, dentre outros

3. Toda ração é saudável?

Bem, nem tudo o que comemos é inteiramente saudável, basta pensarmos nos nossos próprios hábitos, olharmos para as prateleiras dos supermercados e vamos chegar facilmente a essa resposta.

Por isso, é preciso também observamos as prateleiras dos mercados pet, para escolhermos com responsabilidade a melhor ração para o nosso cachorro.

Infelizmente, nem todos os componentes/ingredientes das fórmulas de uma ração, são saudáveis ou adequados.

Por exemplo, assim como na alimentação dos humanos, a ração também pode conter conservantes, corantes artificiais, dentre outros componentes que, nem de longe, são considerados saudáveis.

Esse é um dado importante a ser observado, pois, no futuro, pode trazer consequências desagradáveis.

4. Quais são os tipos de Ração que podemos encontrar no mercado?

Bom, caminhando pelos corredores dos grandes mercados pet, vamos encontrara muitas marcas, tipos e preços.

O mercado tem uma classificação muito conhecida pelas pessoas, vamos encontrar Ração bastante econômica, em regra, algumas de marcas bem desconhecidas, com valores bem acessíveis, mas, de pouco valor nutricional e, a longo prazo, isso pode ser bastante prejudicial para a saúde do seu pet.

Imagina se comermos macarrão instantâneo todos os dias? Não parece uma boa ideia, correto? Pois bem! Com os pets, devemos ter os mesmos cuidados.

Também vamos encontrar algumas marcas e fórmulas intermediárias, ou seja, tem um valor nutricional um pouco melhor que a anterior, mas, se observarmos os componentes, as proteínas, por exemplo, não são de tão boa qualidade.

Agora vamos entrar na Ração Premium, essa tenha uma boa indicação, valor nutricional adequado e componentes de boa qualidade. Comparada com as duas anteriores, tem um valor mais elevado, porém, é uma boa opção se você está, de fato, buscando uma alimentação de qualidade.

E, para falarmos em uma ração de altíssima qualidade, temos a Ração super premium. Atualmente, o mercado conta com fórmulas com ingredientes naturais, livre de transgênicos, não há antioxidante sintético na composição, ou seja, em termos nutricional, é a melhor opção, dentre as ofertas do mercado, contudo, o seu valor é bem mais elevado.

Mas, vamos pensar a longo prazo, investir em saúde, sai infinitamente mais barato e vale muito a pena!

5. Tem ração para problemas de saúde específicos?

Sim, com o avanço do mercado e estudos, atualmente, há fórmulas desenvolvidas para raças específicas e pets com problemas de saúde, são os alimentos direcionados para tratamento, por exemplo, para animais com problema renal, cardíaco, hepático, gastrointestinal, alergias, dentre outros.

Consulte seu médico veterinário, ele conhece bem as opções e poderá orientá-lo corretamente.

6. A ração é o melhor alimento para cachorro?

Não tem certo ou errado, a verdade é que a alimentação do seu pet está ligada à diversos fatores, por isso, tudo precisa ser considerado. Sua rotina, seu estilo de vida, as condições clínicas do seu bichinho e vários outros dados.

Por isso, antes de optar por qualquer tipo de alimentação, é importante consultar sempre um médico veterinário, é ele quem poderá indicar o melhor para o seu pet.

7. Posso dar ração de latinha? Ração úmida?

Se o seu bichinho não tem restrições alimentares e seu médico veterinário não vê problemas, sim, pode ser um bom atrativo para eles.

Na hora de escolher, observe tudo aquilo que já mencionamos em tópicos anteriores como, valor nutricional, ingredientes, dentre outros.

8. Qual a melhor marca de ração para cachorro?

Falarmos em marcas de ração é bem difícil, mas, podemos dizer que, em regra, você deve optar por marcas que ofereçam fórmulas com composição nutricional adequada, balanceada e feita com ingredientes de boa qualidade.

Você comeria qualquer alimento? Então, na hora de escolher uma marca, opte por aquelas que tragam maiores benefícios para a saúde do seu pet.

Há inúmeras marcas no mercado e com valores diferentes, por isso, cabe uma avaliação minuciosa antes de comprar. Outra coisa, sempre falamos aqui e vamos repetir, seu médico veterinário é seu aliado, conte com um bom profissional e ele ajudará você a encontrar os melhores caminhos para cuidar do seu bichinho.

Resumindo: agora que você já sabe um pouquinho sobre ração, não deixe de observar os hábitos do seu bichinho, montar esse histórico dele, é fundamental na tomada de decisão.

Todo animalzinho é um ser único e, portanto, deve ser tratado de acordo com suas particularidades e necessidades. Respeite essa individualidade, a natureza deles, esse é o primeiro passo para que eles tenham uma vida feliz e saudável ao seu lado.