Abandonar animais é crime, você sabia?

De acordo com o CENSO, realizado em 2019, o Brasil tem cerca de 139 milhões de pets, é provável que esse número, tenha crescido, especialmente, por ocasião da pandemia que assolou o Brasil e o mundo.

Durante esse longo período de confinamento, cresceu, de forma exponencial, o número de animais adotados, por famílias de todo o País.

Isso, de certa forma, nos traz muita alegria, pois, sabemos que, infelizmente, há muitos animais abandonados pelas ruas do Brasil. Além disso, as ONGs, as protetoras independentes, os lares temporários, também estão lotados, por isso, essa notícia, até pode nos trazer um alento.

Mas, será que podemos mesmo vibrar com essa notícia?

O fato é que, embora a ideia da adoção nos traga essa sensação de felicidade, por outro lado, devemos lembrar que, de acordo com a OMS, estima-se que haja cerca de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos.

Uma triste realidade que, incansavelmente, lutamos para mudar, contudo, esbarramos na irresponsabilidade de muitas famílias que, ao menor sinal de dificuldade, optam por se desfazer desses animais.

É preciso, antes de tudo, compreender a responsabilidade que temos com essas vidas, o ato de levarmos um animalzinho para nossa casa, não pode ser um ato impulsivo, pois, ter sob nova guarda uma vida, requer muito de nós e, essa doação diária, essa troca, deve ser um ato de generosidade, respeito e dignidade.

O abandono de animais, é considerado uma das formas de maus-tratos, aliás, é uma grande covardia do ser humano, já que estamos diante da vulnerabilidade dessas criaturas tão especiais. São seres indefesos, que depende de nossas vozes para defende-los da crueldade da raça humana.

Se eduquem sobre guarda responsável e, eduquem àqueles que o cercam, falem sobre a responsabilidade de tê-los entre nós, do quão importante é cuidar, amar e respeitar todas as formas de vida.

Nas nossas andanças por aí, conversando com muitas pessoas, já escutamos de tudo, das desculpas mais simples às mais absurdas. Animal não é objeto, nunca esqueça dessa máxima, pois, é uma vida que você leva para sua casa.

No seu projeto de vida, não exclua quem jamais abandonaria você, eles são verdadeiros companheiros de vida, estão aqui nos ajudando na nossa caminhada, na nossa evolução com seres humanos.

Ainda temos muito o que avançar em termos de punição para os maus-tratos aos animais, há um movimento forte nesse sentido. A proteção animal vem ganhando voz ativa e isso mostra que, é com atitudes, exemplos e educação, que vamos caminhando para mudar essa realidade.

Sempre escutei aquela frase “O cachorro é o melhor amigo do homem”, mas, e o homem, é o melhor amigo dos animais? Será que nossa espécie sabe respeitar todas as formas de vida?

Não permita que a soberba humana, torne-o cego para a importância de respeitarmos estas vidas. Tudo, meio ambiente, os animais, absolutamente tudo, nos importa e nos completa. Não estamos sozinhos, são somos únicos, somos apenas parte do todo.

 

Importante: Não se omita, caso você presencie qualquer ato de maus-tratos aos animais, denuncie, é importante darmos voz e combatermos essa crueldade.

Você pode fazer a denúncia pelo 156, através do APP, Aba (Animais) – Maus tratos.

Lembre-se:  Abandono e maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos é crime, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32. Atualmente, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para esse tipo de crime.

Faça sua parte, DENUNCIE!