As chamadas famílias multiespécies, é uma realidade no mundo. Os lares, hoje, contam com a presença de muitos pets e, isso, vem mudando a realidade destas relações.
Muitos profissionais da área, médicos veterinários e comportamentalistas, afirmam que é preciso ter cuidado ao estabelecermos relações afetivas com nossos animais. Isso porque, é necessário que tenhamos uma relação saudável, onde o instinto do animal e suas necessidades básicas, possam ser preservadas.
Esse é um tema muito polêmico no universo Pet, pois, para alguns, houve a substituição dos filhos humanos pelos animais. Observamos que essa discussão permeia o universo animal, de muitos ângulos e é preciso ter cuidado para fazermos essa análise.
O amor aos animais, o respeito, o carinho e a atenção direcionada a eles, não pode ser confundida com “substituição”, mas, é preciso que tenhamos equilíbrio nessa relação, para que a rotina dos Pets, em todos os sentidos, não seja afetada e sua essência como espécie, seja preservada, garantindo-lhes o respeito à vida, o bem-estar e a proteção.
Ame seu Pet, mas, também saiba respeitar os limites de cada um deles, amor é constituído de respeito e também pelo equilíbrio das relações.