Por que castrar meu gato? Quais os benefícios?

Castrar, não só os gatos (as), mas, também os cães (machos e fêmeas), têm inúmeros benefícios, além de ser um grande aliado em todo o processo de longevidade dos animais.

Muitos tutores ou pais de pets, têm muitas dúvidas sobre a castração. Há muitos mitos que impedem as pessoas de enxergarem os benefícios desse procedimento e, em razão disso, “torcem o nariz” para esse tema.

Contudo, há que se buscar informações com profissionais competentes, há muito sobre o que falarmos, com relação à castração dos animais.

O número alarmante de abandono, cresce de forma exponencial e, sim, se falarmos mais sobre castração, levando informação, educando uns aos outros, um dia, quem sabe, juntos mudaremos esse cenário.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), dão conta de trazer um cenário assustador, segundo a organização, aproximadamente 30 milhões de cães e gatos, vivem em situação de abandono, no País.

É preciso estarmos atentos, é sempre bom e necessário nos informarmos com seriedade, buscando entender todo um contexto para, assim, implementarmos medidas de melhorias e, sem dúvida, de respeito para com a vida dos animais.

Pensando m tudo isso, a equipe do Bicho Amigo foi buscar informações sobre castração e preparou esse artigo para vocês.

Confira.

1. Por que eu devo castrar meu gato/gata? Isso melhora a qualidade de vida dele?

A castração de gatos, traz inúmeros benefícios para a vida deles. Os machos, por exemplo, demonstram um comportamento mais tranquilo, evita a marcação de território e, sem contar que minimiza consideravelmente, a incidência de brigas.

É importante pontuarmos que, no caso das fêmeas, diminui muito a chances de desenvolver doenças do trato reprodutivo, além de prevenir o câncer de mama,

Nos machos, também podemos citar que, a castração de gatos, previne doenças nos testículos, reduz o odor da urina e, aumenta a expectativa de vida deles.

2. A castração de gatos, pode contribuir para reduzir o número de animais abandonados?

Com certeza! É importante evitarmos ninhadas indesejadas, há um número crescente de abandonos e, castrar, é sim uma solução inteligente.

Além de educarmos a população, com relação à guarda responsável, também é necessário que estas pessoas sejam instruídas a compreender todo o universo que circunda a vida dos animais.

A educação e o conhecimento, é o melhor caminho. É assim que conscientizamos as pessoas sobre respeito e dignidade com a vida dos animais.

3. Quando devo castrar meu gato, com qual idade?

Oriente-se com seu médico veterinário, mas, normalmente, ainda filhotes, entre 4 e 6 meses, os gatos poderão ser castrados.

No caso das fêmeas, a indicação é que a castração seja realizada, ainda antes do primeiro cio, isso porque, ajudaria a prevenir o câncer de mama.

4. Posso castrar gato adulto?

Mais uma vez a resposta é, peça orientação ao seu médico veterinário. Ele irá avaliar as condições clínicas do seu gato, sugerir exames complementares e dirá se o procedimento pode ou não ser realizado.

Normalmente, não havendo nenhuma condição clínica impeditiva, sim, mesmo em fase adulta eles poderão ser castrados.

5. Meu gato vai engordar se ele for castrado?

Essa é a primeira pergunta dos tutores. Estudos apontam que há mudanças metabólicas com a castração, contudo, basta que você adote algumas medidas na rotina do seu gato.

Seu médico veterinário, poderá orientá-lo!

Uma dieta equilibrada, vida ativa, brincadeiras e estímulos aos gatos, irão ajudá-los, nesse processo, promovendo o bem-estar e qualidade de vida de todos eles.

Veja que, a castração de gatos, não é um bicho de sete cabeças, basta que você esteja corretamente orientado e compreenda o universo do seu gato.

6. Tem ração para gatos castrados?

Sim, muitas marcas já desenvolveram fórmulas específicas para várias condições, uma delas é para os gatos castrados.

Converse com seu médico veterinário para entender qual a melhor dieta para o seu gato.

7. E se eu não castrar meu gato, o que vai acontecer?

Gatos não castrados, tendem a ter um comportamento mais territorialista, por isso, a não castração de gatos, pode ser um grande problema para ele e também para quem convive com ele.

Abaixo, listamos algumas consequências da não castração:

  • agressividade
  •  brigas entre gatos
  •  tendência de fuga
  • marcação de territóio
  •  mais contatos com doenças infecto-contagiosas
  • predisposição às doenças do trato reprodutivo
  • comportamento de cio, nas fêmeas
  • abandono
  • ninhadas indesejadas; dentre outros

8. Onde castrar meu gato?

Há muitas clínicas veterinárias pelo Brasil, além de campanhas  para incentivar a castração de gatos e cachorros.

Procure uma clínica veterinária de sua confiança, se informe, tire suas dúvidas e agende a castração do seu gatos. Na impossibilidade de arcar com os custos, procure na sua região, alguma ONG ou campanha de castração.

9. Qual custa  castrar um gato?

Depende, os valores variam muito em cada região do Brasil. O ideal é que você procure um clínica veterinária de confiança e mais próxima de você, converse com o profissional e ele avaliará seu gato e os custos.

Lembrando que, Faculdades de Medicina Veterinária, ONGs, campanhas de incentivo à castração, têm preços populares e poderão ser mais acessíveis nesse processo.

Procure também o centro de controle de zoonoses de sua região ou órgão equivalente, busque informações e escolha a opção que melhor se enquadra no seu perfil.

 

Agora que você já conhece um pouco sobre os benefícios da castração de gatos, procure um médico veterinário e tire outras dúvidas sobre o tema. Estar informado é o melhor a se fazer.

Ser responsável pela guarda de um animal de estimação, requer muito entrega, isso porque, quando os levamos para nossas casas, nasce daí o dever de proteção.

Lembre-se, animais necessitam mais que água e comida, eles necessitam de cuidados, de atenção com suas necessidades, isso inclui cuidados clínicos e muita responsabilidade.

Vamos nos conscientizar e promover a guarda responsável, levando informação, discutindo temas relevantes e promovendo a educação em todos os sentidos.